Facebook
WhatsApp
Email

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE OS TIPOS DE LUTO

LUTO NATURAL

Este é o estágio inicial após uma perda, vale ressaltar que o processo de luto se constitui como uma experiência individual, cada pessoa enfrenta e entende a morte de uma maneira muito particular. O indivíduo compreende e tenta aceitar a perda com o tempo, sente tristeza, sonha com todos os momentos, chora, sente saudades e faz algumas recordações vividas no passado. Aos poucos, o enlutado tende a se organizar, se adaptar com a realidade, buscando o equilíbrio pessoal e emocional na tentativa de se reconstruir. Embora, o luto natural pode apresentar reações diferentes daquelas consideradas “esperadas” na nova fase de vida, podendo perdurar por vários anos, interferindo diretamente no estado emocional da pessoa, impactando significativamente na vida e nas atividades rotineiras, estendendo-se para um nível mais severo denominado de “LUTO COMPLICADO”.

 

LUTO COLETIVO

Um exemplo recente que afetou a sociedade como um todo foi a perda da cantora MARÍLIA MENDONÇA no ano passado. A morte precoce de uma das vozes mais cativantes do sertanejo, vítima de uma tragédia que trouxe uma dor difícil de entender a origem do propósito por alguém que nem mesmo conheciam. Esse luto é desencadeado por catástrofes naturais ou humanas, como ocorreu também durante a pandemia da COVID-19, onde muitas famílias perderam seus entes-queridos em leitos de hospitais.

 

LUTO COMPLICADO

Como dito anteriormente, o luto complicado é a fase reversa ao luto natural. Existem situações em que o processo de luto não segue a evolução natural, ou seja, o indivíduo não consegue se ressignificar. Tendo dificuldade de retomar as atividades cotidianas e vínculos afetivos. Quando o indivíduo não consegue se estabelecer sozinho, recomendamos que faça o tratamento adequado com profissionais da área.

 

LUTO ANTECIPATÓRIO

O luto antecipatório é quando os familiares sentem que a morte virá antes da confirmação de um médico. É comum que isso aconteça quando a pessoa descobre um diagnóstico de doença grave e terminal. Contudo, as famílias pensam em se prevenirem com alguma assistência prévia e sem carência, para que quando for confirmado, tenham para este todos os processos já alinhados.

 

LUTO TRAUMÁTICO

Quero deixar claro que todo luto é traumático, seja em maior ou menor impacto. Uma vez que, a perda acontece de forma violenta, avassaladora e de forma repentina.  Porém o que você precisa saber sobre os tipos de luto está aqui neste artigo

 

LUTO ADIADO

É conhecido também como luto atrasado, quando a pessoa não se permite sofrer. As reações como tristeza e raiva que são mais frequentes surgem após meses ou até anos depois da perda. Um exemplo é quando uma esposa perde seu marido e está grávida. A reação vai de pessoa para pessoa, mas não há como evitar o processo de luto. 

Leia também outros artigo como: https://cemiterioparticular.com.br/3-motivos-para-fazer-um-plano-funerario/

Veja outros Artigos

© Direitos Reservados ao Site Cemitério Particular – Criado por Agência Visão Marketing