A cremação é um processo que transforma um corpo em cinzas, após este ser mantido por 72 horas em câmera fria.
A cremação não é permitida em mortes violentas ou acidentais para garantir a preservação de evidências durante investigações criminais. O corpo deve ser examinado pelo Instituto Médico Legal (IML) antes de qualquer decisão. Após a conclusão das investigações, a cremação só será autorizada por ordem judicial. Como esse processo pode ser demorado, a família costuma optar pelo sepultamento e depois seguir com a cremação dos restos mortais. Confira conosco valores de Locação de Gaveta
A causa da morte e o desejo da família/falecido entre a escolha de cremação ou sepultamento são determinantes para seguir com o próximos passos.
Primeiro, a família deve conseguir duas assinaturas de médicos antes de chamar o SAMU e fazer o BO em delegacia mais próxima.
Para cremação é possível dar entrada por meio de documento escrito sobre a vontade de ser cremado pelo falecido com sua assinatura autenticada ou por meio de uma autorização expressa de um familiar direto e duas testemunhas.
Atenção: O crematório pode exigir mais assinaturas para fazer a contratação de cremação de outros graus de parentesco.
O prazo máximo estabelecido pelos crematórios para retirar a urna cinerária é de até 30 (trinta) dias úteis após o velório ou o registro de óbito.
Sim, a Cremação Antecipada é possível contratar apenas por agências que possuem parcerias diretas com crematórios. Vale destacar que a opção sem carência e sem reajuste está disponível exclusivamente para pessoas com mais de 80 anos. Saiba mais >>
De acordo com o desejo da família, as cinzas provenientes do processo de Cremação podem ser guardadas em casa, espalhadas em um jardim para adubar plantas, lançadas ao mar ou depositadas em um ossuário em cemitério privado.
Copyright © 2022 Cemitério Particular. Todos os direitos reservados.
Ágape Plano Funerário Ltda CNPJ: 46.476.463/0001-25